A motivação e a integração de competências são elementos básicos para que uma corporação seja bem-sucedida no mercado. Se os colaboradores não tiverem a energia necessária que os impulsiona a completar suas atividades e desafios diários ou não apresentarem boa vivência e a perícia exigida nos conhecimentos e processos para cumprir seus afazeres de forma correta e eficiente, será praticamente impossível que a empresa resista aos problemas pelos quais vem passando.
Sua empresa possui dificuldades financeiras ou no ambiente de trabalho? Entenda porque a experiência de grandes exemplos pode ajudá-lo a mudar para melhor a motivação e o relacionamento de suas equipes.
A experiência é uma extensão normal e importantíssima do aprendizado. Ela está presente no conjunto de rotinas vividas e desempenhadas não apenas pelos profissionais que são iniciantes em suas carreiras, mas também naquelas exercidas por quem traz anos de prática em certas funções ou nas atividades gerenciais e de gestão hierarquicamente mais altas.
Isso acontece porque a assimilação autêntica do que é apreendido na teoria carece de passar por uma modificação relativamente constante da pessoa, conforme seus conhecimentos, suas habilidades e condutas. E todo esse manancial de afazeres humanos é, inevitável e fatalmente determinado pelas provas – ou seja, experiências – com as quais se depara no seu dia a dia.
Se a experiência expõe essa afinidade quase óbvia com o conhecimento, é importante apontar ainda que ela vai ser pertinente a uma ação de grande valor no mundo corporativo: a tomada de decisão. A experiência absorvida e adequadamente apropriada pelo profissional vai auxiliá-lo a ter um julgamento coerente sobre o conhecimento adquirido, a fim de usá-lo no momento mais conveniente e da maneira adequada.
Mesmo que acumulada e variável no decorrer do tempo, a experiência faz-se entendida como a utilização madura do conhecimento pelo profissional que a aproveita. E isso lhe proporciona uma realidade laborativa e operacional mais eficiente, sensata e ótima.
Se no ambiente de trabalho de uma empresa existem problemas diversos de motivação, falta de solidariedade ou empatia entre os colaboradores, entre outros, é evidente a necessidade de superar tais questões para que a circunstância não afete a produtividade da organização ou que ela consiga resistir com saúde a pequenas dificuldades financeiras ou de mercado.
E uma das melhores maneiras de se produzir a abertura para essas mudanças é contratando, por exemplo, um profissional gabaritado para expor suas histórias pessoais de superação de desafios, persistência e chegada nos resultados que eram almejados. Nesse tipo de palestras, os expectadores se beneficiam largamente da troca de experiências com o orador, do registro dos novos conhecimentos que são passados e da internalização de uma dinâmica energética e emocional que futuramente poderá usar para incrementar sua própria motivação.
Observar como outras pessoas conseguiram superar obstáculos vai promover nas equipes uma experiência que lhes possibilite começar a transformar sua postura profissional, em via de conquistar melhorias efetivas no ambiente organizacional. A experiência dos grandes símbolos de superação e vitória pode ser muito significativa para os times corporativos – e essa vivência pode ser narrada, entendida e bem assimilada em favor de sua empresa. Você já pensou em contratar algum palestrante para contar suas experiências para suas equipes?
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