Hoje em dia, não basta ser competente e produtivo: o comportamento dos profissionais no ambiente de trabalho também é um dos principais fatores avaliados pelos gestores, e pode pesar muito na hora de uma promoção ou mesmo levar à demissão. O bom relacionamento e a manutenção de um ambiente agradável entre todos os colaboradores da equipe é muito valorizado e precisa ser cultivado dentro das organizações. É certo que, atualmente, cada empresa possui uma cultura diferente, no entanto, de maneira geral, existem atitudes que são positivas em todos os locais.
Para que possa se destacar no trabalho, é preciso ir além das competências técnicas que fizeram a diferença no momento da contratação. Confira algumas dicas de etiqueta no ambiente de trabalho:
Qualquer pessoa gosta de ser respeitada e bem tratada, independentemente do seu cargo e nível hierárquico. Sendo assim, a regra vale para todo lugar e situação. Ouvir o outro, aceitar opiniões diferentes, conhecer o espaço de cada um, entre outras, atitudes é fundamental para manter um relacionamento saudável e cultivar um ambiente agradável e produtivo no trabalho.
Ninguém deseja trabalhar o tempo todo em um lugar sério e pesado, no entanto é preciso ter controle e limite quando se trata de apelidos e brincadeiras com outros colegas. Caso essa atenção não seja levada em consideração, corre-se o risco de criar um clima negativo ou até mesmo de constrangimento para as outras pessoas, por isso, fique atento!
Cumprir com horários marcados, comparecer às reuniões e entregar tarefas no prazo são atitudes esperadas de todo profissional. Caso tenha dificuldade para cumprir algo que se comprometeu a fazer, procure avisar com antecedência e proponha uma nova data. O importante é não passar uma imagem negativa nem prejudicar o andamento do trabalho realizado por outras pessoas.
Cada empresa possui uma política interna referente às roupas que são mais ou menos adequadas no local de trabalho, e mesmo que a organização para a qual você trabalha seja mais liberal e descontraída, é importante tomar alguns cuidados. Para as mulheres o ideal é evitar decotes ou roupas muito justas, por exemplo. Já para os homens é importante estar atento às combinações, além de evitar regatas ou acessórios excessivamente despojados.
Por mais que tenha intimidade e amizade com seus colegas de trabalho, palavrões e uso excessivo de gírias não devem fazer parte do ambiente corporativo. É preciso se educar diariamente com relação a isso para evitar que ocorra uma situação desconfortável em alguma reunião ou conversa com outros profissionais ou até mesmo com seus gestor, além de manter uma imagem mais profissional perante os demais.
Não existe uma lista fixa de erros e acertos e outros comportamentos devem ser seguidos de acordo com a companhia ou perfil da equipe, mas o importante é dar o seu melhor para ser uma pessoa agradável e zelar por um bom relacionamento com todos.
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